Você já conhece a FATEC?  A faculdade que possibilita o ensino de tecnólogos por toda São Paulo? Através do vestibular da mesma você poderá ter a chance de concorrer a diversas vagas em todos os cursos oferecidos pela instituição. Se deseja saber mais informações sobre como funcionam as inscrições e muito mais referentes a FATEC 2023, continue lendo!

Leia também:

O que é Fatec?

As FATECs são instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, é a única instituição onde mesmo realizando um ensino tecnólogo o estudante sairá com diploma de graduação.  Todas as instituições da Faculdade Tecnológica de São Paulo pertencem ao Centro Paula Souza e são comandados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado.

A primeira aula da instituição, a chamada aula inaugural for realizada pelo Governador do Estado na época. No ano de 1970, o Conselho Estadual de Educação viabilizou a instalação e o funcionamento do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo, assim chamado naquele período. Os cursos oferecidos eram:

  • Construção Civil;
  • Obras Hidráulicas e Edifícios;
  • Mecânica.

O intuito do ensino tecnólogo é formar profissionais que atuariam em outras áreas mais técnicas divergindo em relação às outras modalidades de graduação como o bacharel e a licenciatura. Foi criada por Antônio Francisco de Paula Sousa, engenheiro e politico brasileiro, onde seus cursos oferecidos de graduação são extremamente reconhecidos pelo mercado visando a sua importância.

Os cursos oferecidos pela FATEC já empregou mais de 3.000 pessoas, profissionais que tem em seu currículo um abrangente conhecimento, graças a união de currículos que compõem ao desenvolvimento tecnológico e econômico sendo adaptados às demandas sociais de bens e serviços.

Mas você sabe a real importância da Fatec? Além de serem as pioneiras no ensino tecnólogo e possuírem um  ensino de qualidade reconhecido em todo o país, você poderá encontra-las em diversas cidades do Estado de São Paulo possuindo cerca de cinco campi na capital e diversas outras no Estado, litoral e interior.

Qual a forma de ingresso na Fatec?

A Fatec possui uma forma de inserção na instituição: o vestibular. Para que você possa ingressar na instituição deverá que realizar o vestibular,  esse que acontece duas vezes ao ano. As inscrições são feitas pela internet, através do site oficial da instituição.

Como funciona o vestibular FATEC 2022?

Para iniciar um dos cursos disponíveis pela Fatec, é necessário participar do vestibular e obter aprovação. Devido à pandemia da Covid-19, as últimas edições do vestibulinho ETEC não estão contando com provas presenciais. De acordo com o site oficial ETEC, o processo classificatório será realizado mediante análise de rendimento escolar. Sendo assim, com a nova cepa e outras variantes dando as caras, muito provavelmente em 2023 a seleção continuará sendo da mesma forma.

Prova do vestibular FATEC 2022

A prova tem 54 questões objetivas, cada uma contem cinco alternativas e, além disso, os candidatos também precisam elaborar uma redação de acordo com o tema proposto. A duração máxima do vestibular é de 5 horas!

Inscrições no vestibular FATEC 2022

É importante dizer que todo o processo de inscrição deverá ser realizado  através da internet, no próprio site da instituição. Lembre-se de efetuar o pagamento do boleto da taxa de inscrição, no valor de R$39,00.

Veja como se cadastrar:

  • Acesse o site Fatec;
  • Clique na opção onde diz “inscrição”;
  • Preencha os seus dados no formulário;
  • Informe o curso e a unidade que te interessam;
  • Então, finalize o procedimento.

Nós, desejamos uma boa sorte nesse período que será tão enriquecedor em seu futuro profissional.

Essas foram algumas das principais informações a respeito dos cursos FATEC 2023: Técnicos, EAD, Inscrições. Para mais informações, acesse: Cursos ETEC 2023

Leave a Reply

Your email address will not be published.