A Matrícula Rápida 2023 é conhecida por ser a fase inicial tendo o intuito do estudante poder adentrar em um ambiente de aprendizado: a escola! Para que você saiba passo a passo de como realizá-la, nós criamos esse post para te informar e facilitar todo esse processo, confira.
Antes, o processo deveria ser realizado diretamente na escola, hoje, com a evolução da tecnologia, o processo inicial pode ser feito de forma online. Portanto, os pais ou responsáveis devem atentar-se aos prazos estipulados pelo Estado. Devemos ressaltar que a Matrícula rápida 2023 apenas direciona e não garante vaga!
Por exemplo, no site da Matrícula Rápida de Pernambuco você poderá consultar todas as informações que precisa nas abas:
- “Faça sua inscrição”;
- “Consulte sua inscrição”;
- “Download de Orientações”;
- “Localização das Escolas Estaduais”;
- “Perguntas mais frequentes”.
Nesse momento inicial, ao acessar a plataforma da matrícula fácil, o estudante poderá encontrar diversas informações sobre a disponibilidade de escolas ao redor de sua localização entre outros como: endereço, quantidade de alunos e vagas existentes. É extremamente importante que os pais estejam atentos ao calendário, já que o destino dos alunos será organizado de acordo com a ordem de matrícula e disponibilidade de vagas junto ao portal.
Veja também:
Quem poderá fazer a matrícula escolar pela internet?
Os únicos que não precisarão realizar a matrícula através da plataforma são aqueles que já foram encaminhados da própria instituição. Quem não, deverá estar diante desses quesitos:
- Transferido de outro Município, Estado ou até países;
- Transferido de redes privadas para a rede pública;
- Concluiu o Ensino Médio e que quer se matricular no Normal Médio;
- Quem está ingressando no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio;
- Deseja voltar aos estudos depois de um período longe das escolas.
Como funciona a Matrícula Rápida?
Além de matricular os alunos de acordo com a distância de sua residência até a escola, o sistema pode também inserir certa disponibilidade em inserir irmãos em um mesmo ambiente escolar, facilitando também a vida dos responsáveis que muitas vezes não tem tempo de realizar esse processo, optimizando suas rotinas. Após esse primeiro passo juntamente com o cronograma de matrícula, os pais precisam direcionar às escolas para realizar o cadastro.
Mas é importante ressaltar que para a efetivação da matrícula, o estudante ou responsável terá que comparecer pessoalmente na instituição escolhida, ou seja, com o uso do portal, os pais ou responsáveis só precisam se dirigir às escolas para que seja realizada a comprovação das informações colocadas ali no meio virtual.
A seguir, veja quais são os documentos necessários para fazer a efetivação da sua matrícula.
Leia também:
Como funciona a efetivação da Matrícula Rápida 2023?
Fique atento ao calendário de matrículas para não perder os prazos e fique ciente de como realizar a efetivação na escola levando:
- RG e CPF do aluno ou responsável, incluindo cópia e original;
- Declaração de transferência;
- Comprovante de endereço, com cópia e original;
- Certidão de nascimento;
- Histórico escolar completo do aluno;
- Duas fotos 3X4 do aluno;
- Em caso de aluno portador de deficiência, levar um laudo comprobatório de deficiências declaradas, preenchido por profissional específico da área;
- Carteira de vacinação atual para os alunos do 1º ao 5º ano;
- Cartão do Bolsa Família, original e cópia (caso a família seja beneficiária);
- Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS, original e cópia (caso tenha).
Agora que você já sabe tudo que precisa sobre a Matrícula Rápida, te desejamos uma boa sorte nesse novo processo! E também estaremos a disposição caso seja necessária alguma informação a mais!
Essas foram algumas das principais informações a respeito da Matrícula Rápida 2023: Inscrições, Calendários, Vagas. Para outras informações acesse: Pré Matricula 2023.