A Matrícula SEDU ES 2023 é conhecida por ser a fase inicial tendo o intuito do estudante poder adentrar em um ambiente de aprendizado: a escola!  Quer ficar por dentro de todos esses detalhes? Então, não deixe de ficar por dentro de tudo aqui nesse artigo!
Matrícula Sedu ES 2022

Como funciona a Matrícula SEDU ES 2023?

O SEDU ES 2023 é um sistema que tem a finalidade e facilitar a vida do estudante no Estado do Espírito Santo. Com esse sistema, você poderá garantir de certa forma sua vaga sem ter que ir necessariamente à escola ou esperar em longas filas.

Esses cursos são direcionados aos estudantes que irão comparecer ao primeiro ano do Ensino Médio, com o intuito de proporcionar um Ensino técnico a cada um, você poderá acessar por meio do portal oficial. O SEDU ES 2023 também  possibilitam o acesso a cursos na cidade também.

O  estudante deverá ser realocado para a instituição mais próxima de usa residência, por isso será necessária sua comprovação, através de uma comprovação de residência! Os prazos são uma excelente forma de organização do sistema e da ida dos pais à unidade. Esse método evita aglomerações e agiliza os serviços no sistema e na unidade escolhida.

Nesse momento inicial, ao acessar a plataforma da matrícula fácil, o estudante poderá encontrar diversas informações sobre a disponibilidade de escolas ao redor de sua localização entre outros como: endereço, quantidade de alunos e vagas existentes. É extremamente importante que os pais estejam atentos ao calendário, já que o destino dos alunos será organizado de acordo com a ordem de matrícula e disponibilidade de vagas junto ao portal.

Como posso realizar as inscrições nas escolas estaduais do ES?

Para ter acesso à matrícula SEDU ES é preciso:

  • Acessar o site oficial da SEDU do Espírito Santo aqui;
  • Inserir os dados do aluno;
  • Realizar a escolha da escola de acordo com a série;
  • Aguardar a análise pelo sistema e divulgação dos próximos passos.

O processo de transferência interna e rematrícula também podem ser executados pela plataforma, basta seguir os passos abaixo. O portal também possibilita o cadastro da senha junto ao site.

A data para efetivação da matrícula ainda será divulgada pela SEDU. Quem fizer a reserva através do site deverá se manter atento aos prazos, pois caso seja ultrapassado, não será possível ter mais garantia e vaga. Nesse caso, caso o aluno perda a chance de fazer a matrícula dentro a data estipulada, deverá procurar por vagas que tenham sobrado, ou seja, vaga remanescente. Sempre há sobras de vagas após matrícula, mas, as vezes podem não sobrar na escola preferida. Ou mesmo, pode não sobrar vaga na série que vai começar. Portanto, atenção ao prazo.

Quais são as preferências de vagas?

Você sabe quais são as preferências de vagas que as instituições costumam priorizar?

  • Estudante com deficiência;
  • Estudante com transtornos globais e alta habilidades;
  • Estudante que mora mais perto de escola;
  • Estudante que tem irmão matriculado na escola escolhida e aluno mais novo.

Esta é a ordem de prioridades que a SEDU costuma levar em consideração ao matricular alguém.

Quais os documentos necessários para a matrícula SEDU ES 2023?

O documento de identificação com foto apresentado, pode ser o RG e caso haja falta de histórico escolar, uma declaração escolar que comprove a série também é permitido. E para o comprovante de residência, é necessário apresentar uma conta de luz de até 3 meses anteriores no máximo.

  • Cópia de um documento de identificação com foto;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Apresentação de laudo médico, caso necessário;
  • Apresentação de histórico escolar.

Essas foram algumas das principais informações a respeito da Matrícula SEDU ES 2023: Inscrições, Calendários, Vagas. Para outras informações acesse: Pré Matricula 2023.

Leave a Reply

Your email address will not be published.